Terapia Cognitivo
Comportamental para Adultos
Fazer terapia é um processo de autoconhecimento, é como aprender a ler a si mesmo.
Sobre a terapia cognitivo comportamental para adultos
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é considerada uma abordagem em psicoterapia bastante objetiva, focada na forma como a pessoa processa, gerencia e interpreta os acontecimentos cotidianos que podem ocasionar sofrimento.
Buscando alcançar as metas estabelecidas pelo consultante, a TCC recorre a diversos métodos, técnicas e estratégias, cognitivas e comportamentais, para auxiliar no gerenciamento de forma consciente das emoções e comportamentos.
Dessa forma, é possível perceber mudanças cognitivas, comportamentais e emocionais, que favorecem a remissão dos sintomas, devolvendo para o consultante uma melhora significativa na qualidade de vida.
Sendo baseada em evidências e resultados comprovados cientificamente, a TCC é indicada para o tratamento de diferentes roblemas emocionais, como: depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, medos, fobias, dependência química, problemas de
relacionamento, transtorno obsessivo compulsivo, distúrbios de sono, transtornos alimentares, entre outros.
Terapia Cognitivo
Comportamental Infanto Juvenil
Nossas crianças e adolescentes necessitam de espaço de fala, acolhimento e orientação.
Sobre a terapia cognitivo comportamental para crianças e adolescentes
Assim como a TCC para adultos, a TCC para crianças e adolescentes também tem por objetivo a mudança comportamental, cognitiva e o gerenciamento dos sentimentos e emoções, a fim de promover uma infância e/ou adolescência mais saudável e prevenir problemas psicológicos na fase adulta.
É importante destacar que esse tipo de terapia se dá de forma lúdica e criativa, levando em consideração cada etapa do desenvolvimento infanto-juvenil, com técnicas e estratégias próprias para cada faixa etária.
Além disso, a psicoterapia infanto-juvenil não se limita apenas ao atendimento da criança/adolescente, pois os pais e/ou responsáveis
também devem participar através de sessões de aconselhamento e orientação para auxiliar no processo terapêutico do consultante e melhorar a saúde mental da família como um todo.
A Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes é indicada principalmente para casos de ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares e transtornos do desenvolvimento, como: TDAH, autismo, síndrome de Asperger, entre outros.